Artigos      Laboratório de Talentos • 24 Junho 2015

1- O Laboratório vai me dizer que profissão eu devo seguir?
Não, o LT vai conduzir um processo para você conheça melhor a si mesmo e as carreiras com as quais tenha mais afinidade, possibilitando que você faça esta escolha com mais consciência e segurança.A nossa missão não é determinar o seu caminho por você, mas sim te dar ferramentas poderosas dentro de um processo estruturado e feito por profissionais capacitados, que te dará a capacidade e autonomia de fazer as melhores escolhas.

2- Quais os benefícios que eu terei ao participar do Laboratório de Talentos?
O maior benefício é o autoconhecimento. Com ele você conseguirá ter mais confiança para tomar decisões ao longo de toda a sua vida. O LT também disponibilizará um processo estruturado para ajudar você a descobrir os seus talentos e fazer a sua escolha profissional com consciência. Além disso, o LT disponibiliza para você uma série de entrevistas com profissionais da área escolhida, com fórum para dúvidas, onde você poderá se familiarizar com a sua escolha. O LT possui várias empresas parceiras cadastradas que futuramente poderão contratá-lo porque, uma vez membro do laboratório, você fará sempre parte da nossa rede, mesmo após entrar na faculdade!
Quer mais? Imagine que você terá contatos com uma comunidade de jovens que possui os mesmos interesses, uma conexão que ajudará a alavancar o seu futuro e render parcerias ou ajudas ao longo de todo o seu trajeto.
E Mais... Ao decidir pelo caminho a seguir, você ainda terá dentro do site o passo a passo para ingressar nas faculdades, cursos complementares que pode te ajudar e muito material sintetizado em um único lugar!

3- Os meus pais podem participar do Laboratório? Eles terão acesso ao meu resultado?
Os seus pais podem (e devem) participar do Laboratório de Talentos. Assim como disponibilizamos aos jovens ferramentas poderosas, disponibilizamos também aos pais informações valiosas para que eles conheçam todas as possibilidades atuais de escolhas profissionais e o quanto é importante fazer essa escolha baseada nos motivos certos.
Os pais que participam do Laboratório não possuem acesso aos testes e resultados, que são confidenciais. O acesso é pelo ícone “O Poder dos Pais” e o conteúdo é totalmente voltado para as habilidades que os pais precisam adquirir para ajudar os filhos nessa etapa, ou seja, são conteúdos totalmente diferentes.
No entanto, a participação dos pais é muito importante. O LT apoia totalmente o engajamento da família como pilar do jovem, porque a família faz parte do seu processo de autoconhecimento e aprendizado e, se participarem, poderão criar um modo mais eficaz de como conduzir todo o processo.

4- Os meus pais não querem participar do Laboratório de Talentos. Eu posso participar?
Embora seja recomendada, a participação dos pais no processo não está atrelada a participação do jovem, no entanto, os pais precisam autorizar a participação. Os Laboratórios são diferentes e tantos pais podem fazer sem que os filhos participem, para que possam ser os Orientadores, quanto os filhos podem fazer sem que os pais participem, pois terão autoconhecimento para as escolhas. Ao longo do processo o Laboratório disponibilizará devolutivas através de relatórios que poderão ser usados por para uma análise conjunta das possibilidades. Isso ajuda muito na conexão de pais e filhos.

5- Por que eu devo fazer os exercícios e participar de todas as atividades no Laboratório de Talentos? Não dá pra fazer algo mais rápido e simples?
R: O processo da descoberta de talentos é desenvolvido ao longo de diversas etapas, todas necessárias para que se possa atingir uma condição de segurança em relação à escolha profissional. Desconfie de processos muito rápidos e de resultados imediatos. O tempo investido neste trabalho é muito compensador, pois o benefício que isto pode proporcionar pelo resto da sua vida é inestimável.

6- Qual a diferença entre os testes vocacionais online e o Laboratório de Talentos?
 R: O Laboratório de Talentos foi elaborado para respeitar a individualidade e não generalizar perfis. Ao longo de todo o processo, o LT vai registrando os resultados e os mentores vão orientando e individualizando os perfis, conduzindo o jovem em suas reflexões rumo ao autoconhecimento necessário para escolhas seguras. São aplicadas diversas técnicas de coaching e da psicologia, além de ferramentas para a Orientação Vocacional e Profissional. Os chamados "testes vocacionais" normalmente disponibilizados online não têm condições de abranger a complexidade do processo estruturado pelo Laboratório de Talentos, que é único e exclusivo. Além disso os testes online disponíveis não fazem a conexão entre as vocações e as profissões, limitando o jovem e tornando ainda mais confusa a escolha.

7- O que fazer se eu quiser seguir uma carreira que não esteja entre as indicadas no Laboratório de Talentos?
O Laboratório de Talentos não se propõe a apresentar uma verdade única e absoluta sobre o projeto de vida do jovem e nem o "condena" a seguir uma determinada carreira. O objetivo é fornecer apoio e mapear uma gama de opções disponíveis no mercado para facilitar no seu processo de escolha, no qual você é absolutamente livre para decidir que caminho seguir. Por ser um processo sério e feito com muito comprometimento, o resultado de decidir seguir o processo com certeza te tornará capaz de identificar os potenciais mais adequados aos seus interesses, aptidões e traços de personalidade.
O valor maior do Laboratório é dar à você ferramentas internas para tomadas mais conscientes de decisões.