Você está em dúvida? Então o seu lugar é aqui...

Artigos      Laboratório de Talentos • 24 Junho 2015

Já dizia Pierre Abelard:
“O começo da sabedoria é encontrado na dúvida; duvidando começamos a questionar, e procurando podemos achar a verdade”

Novas profissões, incertezas quanto ao futuro, mercado de trabalho em constante mudança e uma pergunta: O que eu quero ser quando crescer?

Pesquisas demonstram que 80% dos jovens estão indecisos na sua escolha profissional e, acreditem, 80% dos pais também possuem inúmeras dúvidas sobre como ajudar.

Se você está nesse processo de dúvida, angustiado pelas necessidades de escolha, eu te digo: Seja bem-vindo! Você acabou de entrar no universo das pessoas que descobrem que a única certeza que existe é que tudo está sempre mudando.

O que precisa ficar claro para você neste momento é que a dúvida permeará grande parte da jornada. É com a dúvida que nascem os questionamentos e é com os questionamentos que nasce o desejo de mudança, que o levará à ação. E com os erros surgirão novas dúvidas e com as novas dúvidas vamos evoluindo.

E, se o nosso processo de evolução se dá pela dúvida, fica fácil entender que você não conseguirá prever todo o seu futuro neste momento da sua vida mas, com autoconhecimento, poderá traçar um caminho prazeroso para chegar aos resultados.

Você também precisa entender que muitas coisas darão erradas e que você precisa ser flexível. O que produz ansiedade frente a resultados inesperados é a rigidez dos pensamentos e as crenças limitantes de que tudo precisa sair conforme a nossa vontade. Saber lidar com o fracasso é premissa básica para quem deseja ser bem sucedido.

Abandone de vez a ideia de permanência: - Como garantir uma escolha 100% certa, para não “perder” anos valiosos de vida estudando algo que eu não vou praticar? Como garantir que eu descubra corretamente a profissão que eu vou exercer pelo resto da minha vida?

Para o resto da sua vida é muito tempo e, acredite, você vai mudar um bocado no meio do caminho.

O conselho que cada vez mais especialistas do mundo inteiro dão às pessoas e que, através do Laboratório de Talentos você conseguirá lapidar, é: Descubra o que o conecta com o mundo e vá se descobrindo no caminho. Permita-se mudar, recomeçar.

O que eu gosto de fazer? O que me dá prazer? O que faz o meu coração bater mais forte? Quem eu sou? Como eu posso contribuir? Quais os meus talentos? São perguntas extremamente poderosas que te dará a sustentação necessária para aguentar as dúvidas, as mudanças de plano e os tombos do caminho.

A escolha profissional, assim como as demais escolhas da sua vida, precisa te conectar com o mundo, e o seu trabalho adquire sentido apenas na medida em que articula necessidades pessoais e do mundo ao mesmo tempo. O retorno financeiro é a consequência do trabalho bem feito e em todas as profissões existem pessoas bem sucedidas e pessoas que não conseguiram chegar ao sucesso.

Claro que é preciso ter sonhos, planejamento, disciplina na condução de um trabalho, de um procedimento, estudo, pesquisa, de uma vida, para que os melhores resultados sejam obtidos.

Mas a competência maior que você precisa adquirir ao longo da jornada é continuar tendo dúvidas, se desafiando, experimentando e se conhecendo, cada dia mais.