O Seu Projeto De Vida Começa Aqui

Artigos      Laboratório de Talentos • 24 Junho 2015

Escolha Profissional = Projeto De Vida = Projeto De Futuro

Se você já leu os artigos anteriores do nosso site, já descobriu que você tem vários talentos. Talvez você ainda não tenha descoberto todos os seus talentos e é para isso que o Laboratório está aqui.

Se você não leu, aconselho a clicar no link abaixo e ler a reportagem:
Sim, você tem talentos, para que seja complementar a esse texto.

O mercado costuma chamar de vocações, daí muito se fala de orientação vocacional, por exemplo, mas eu chamo de TALENTOS. E eu explico no texto Vocação é diferente de Talento sobre a necessidade de separar os conceitos dessas duas palavras para você não desanimar no caminho.

É importante entender primeiro que você tem talentos e depois o quanto eles são importantes. Porque a próxima etapa é uma construção do entendimento anterior.

O seu projeto de vida começa aqui porque, neste momento, você precisa estruturar os seus pensamentos. Para isso, reflita sobre os seguintes tópicos:

1) Não Dá Para Falar De Projeto De Futuro Sem Descobrir Os Seus Talentos.

Descobrir os seus talentos te trará uma Enorme Vantagem Competitiva porque, para acessar o que você faz bem, você precisará desenhar o seu perfil e conhecer os seus comportamentos.

Os talentos são o ponto de partida para pessoas que querem ser felizes e bem sucedidas na vida.
Descobrindo os seus talentos você poderá então dar um enfoque mais técnico para ele: Em qual profissão eu poderei usar esses talentos que eu descobri?

2) Talentos E Escolha Profissional Caminham Juntos.

Pare por alguns minutos e analise o gráfico abaixo:

grafico

Pense uma jornada “normal” de trabalho toma a MAIOR parte do seu tempo. Se você decidir empreender, essa jornada será maior ainda.

Se formos acrescentar nesta conta o tempo médio de deslocamento nos centros urbanos entre casa e trabalho, ida e volta, boa parte daquelas 6h aparentemente livres desaparecem. Isto traz a sensação de que a vida resume-se a trabalhar.

A estatística acima é a grande comprovação para as afirmações feitas nos itens 1 e 2:

Se você dedica a MAIOR parte do seu tempo para a vida profissional, você precisa transformar o seu trabalho em prazer, o que só será possível aplicando os seus talentos ao longo da jornada.

Está começando a entender?

"Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida."
Confúcio

3) O Seu Projeto De Futuro Será Amparado Pela Sua Escolha Profissional.

Entenda como escolha profissional algo que você decidir fazer da vida. Não estamos falando aqui especificamente de curso superior, MBA, etc. Estamos falando que a sua profissão será aquela que você decidir dedicar tempo e ganhar dinheiro com ela.

Algumas pessoas decidem pelo modelo acadêmico: Vestibular, faculdade, especializações e carreira. Outras pessoas decidem usar os seus talentos para empreender. Já outras decidem pela junção dos dois modelos. Em todos os modelos você precisará usar os seus talentos e precisará fazer uma ESCOLHA. Essa escolha não precisa ser perpétua e não deve ser estática, mas é sempre um ponto de partida.

Recapitulando: Você descobre o seu talento, depois decide onde vai aplicar os seus talentos e depois planeja o seu futuro.

O seu projeto de futuro é exatamente onde como você quer estar daqui a 05, 10, 20, 30 anos.

Não dá para fazer projeto de futuro vago, do tipo: Daqui a 10 anos eu quero estar muito rico! Infelizmente é assim que a maioria das pessoas fazem projetos de futuro, sem nenhuma amarração e embasamento, justamente porque não pensaram nas fases anteriores.

Você precisa saber o que quer ser para saber onde quer chegar. E, novamente, ser não tem a ver apenas com profissão, mas com o estilo de vida que você escolheu viver e quais os meios que utilizará para chegar nele.

4) O Seu Projeto De Vida É A Interseção Da Escolha Profissional E Projeto Futuro

É AQUI que você vai se descobrir. É no seu projeto de vida que as coisas começam a fazer sentido, ter coerência prazer e realização.

Você vai começar a fazer uma escolha profissional, essa escolha vai te conduzir a ter planos. E, com a prática, os erros, os acertos, os aprendizados, a experiência e o autoconhecimento, você vai descobrindo o seu projeto de vida, que no coaching chamamos de missão.

Querer saber a sua missão sem entrar em campo é a origem de muitas frustações. As respostas surgirão ao longo da jornada e o mais importante é você sempre estar em movimento.

No começo você descobrirá talentos e eles te levarão a ação, embasada no seu planejamento do futuro. No meio do caminho, acredite, você descobrirá novos talentos os incorporará, também perceberá que um monte de coisa do seu plano de futuro deu certo e um monte errado.

Talvez nesse meio do caminho você descubra que precisa refazer a rota e, no meio de tudo isso você vai descobrindo a sua missão e tudo vai fazer um sentido absurdo!

O seu projeto de vida precisa fazer sentido. É quando todas as atividades que você tem se encaixa, quando você percebe que conseguiu achar o ponto de equilíbrio.

Perceba que ter a resposta agora, nessa fase de vida, não é possível. Então seja bem legal com você e não se cobre tanto. Mas não seja tão legal a ponto de