Que o Brilho do Seu filho adolescente não se Apague

O Poder dos Pais      Jacqueline Vilela • 27 Março 2016

Eu quero te fazer uma pergunta:
Como está o brilho no olhar do seu filho adolescente?

Eu recebo muitas mensagens dos pais de adolescentes me contando que os filhos mudaram, que aquela linda criança, ativa, brincalhona, deu lugar a um adolescente apático ou rebelde.

Eu não sei se você conhece ou se o seu filho passa por isso, mas eu já acompanhei o crescimento de muitas crianças, cheias de vida e de sonhos e que se tornaram adolescentes tristes ou inexpressivos ou rebeldes.

Quando os filhos são pequenos, os pais se esforçam para resolver muitas coisas por eles. Os filhos pequenos tem uma curiosidade aguçada, são enérgicos e emanam um entusiasmo pela vida em todos os lugares. A alegria de uma criança é contagiante.

Mas então vem a pré-adolescencia e as coisas já começam a mudar um pouco e depois vem a adolescência, que é repleta de complicadas regras sociais, de estressadores e de inseguranças.

E nesse mundo os pais já não podem salvar os filhos em todas as situações. E o seu filho ou sua filha vai lutar muitas vezes para para caber em modelo, em um estilo, tentando se encaixar, se enturmar e ter a aprovação, a aceitação e a atenção de seus colegas do colégio.

Estou neste momento muito dividido entre duas idades, a da infância e a do adulto. Quando o adulto vencer a criança, serei dono do meu nariz. Acho que por enquanto devo estar com 60% infância e 40% adulto. Alain - 15 anos.
Os desafios da adolescência são diferentes dos desafios das outras fases e a minha dica para você, que passa por essa situação de ter um filho adolescente em casa é: Não deixe o Brilho do seu filho se apagar para sempre.

Então, como você pode ajudar o seu filho a ficar tão curioso e ousado como ele era quando pequeno?

Quando você, mãe e pai, aprende a ver a sua própria luz, a viver com o coração vibrando também.

Hoje eu te faço um convite, para revisitar todas as luzes que foram se apagando em você. Todas as luzes que você deixou que alguém apagasse. Quando revisitar a sua história, você vai começar a entender que pode usar ela para, à medida que o seu filho cresce, navegar pelas complexidades das relações que ele enfrenta.

 

1

É muito possível você continuar trabalhando na vida do seu filho para ensinar a brilhar a sua luz única e viver plenamente o dom da vida, fortalecendo para que ele não se sinta tão frágil, mesmo como ele tiver que enfrentar os desafios inevitáveis do crescimento.


Quando os pais se envolvem nessa fase da adolescência, a luz do filho não apaga. O seu filho pode escurecer um pouco, querer chamar menos atenção para ele, temer julgamentos. Mas, quando eles sabem que com os pais, eles podem brilhar tanto como eles gostam, eles encontram esse caminho de volta.

Por favor ... não deixe a luz nos olhos do seu filho apagar. 

 

Todo ser vivo deve morrer um pouco todos os dias,

isto é, transformar-se, sofrer o orgasmo celular

que renova e faz viver.

A cada dia, nós, adultos, perdemos um pouco de nós mesmos,

Incensantemente, sorrateiramente.

Como isso é mais terrível ainda no adolescente,

em que tudo deve mudar ao mesmo tempo, violentamente,

o corpo dissociar-se, a infância ir embora,

e a cabeça, aturdida, reconquistar penosamente

seu poder sobre o corpo!

J.D. Nasio - Psicanalista esquecialista em adolescência.