Por Que Ensinar Habilidade Emocional ao Seu Filho

Quero ajudar meu filho      Laboratório de Talentos • 22 Junho 2015


Aqui no Laboratório de Talentos você terá acesso a uma série de artigos sobre a importância das Emoções. 

E o motivo? Os jornais de hoje estão cheios de notícias de pessoas que perdem o controle das suas emoções e cometem inúmeras atrocidades, desde brigas de trânsito que resultam em tragédias até o piloto que jogou o avião e matou centenas de pessoas.

Se os tempos atuais nos trazem muitos benefícios, eles também nos exigem muitos desafios. E você, como pai ou mãe, deve se perguntar constantemente: Como eu posso proteger o meu filho?

A minha resposta clara e objetiva para você é: APRENDA SOBRE AS EMOÇÕES, CONTROLE AS SUAS E ENSINE O SEU FILHO A CONTROLAR AS DELE.

As emoções humanas são mecanismos de sobrevivência. O medo protege porque diz para evitar o perigo, a raiva nos ajuda a superar barreiras, conviver em grupo nos faz felizes, alegres, um filho traz o amor, um abraço dos pais desperta a calma.

Muitos pesquisadores afirmam categoricamente que os tempos modernos distorceram a evolução das emoções, porque hoje somos obrigados a nos conectar com um número enorme de pessoas e situações que antes não eram necessárias, ocasionando muitos estresses emocionais, como a depressão, ansiedade e insônia.

Essa vida agitada provoca muita irritação, que pode facilmente virar cólera. Você já se irritou no trânsito? Já bateu boca com a atendente mesmo sabendo que ela não podia fazer nada pelo seu problema?  Já chorou desesperadamente?  Já acordou sem um mínimo de vontade de levantar da cama? Seja bem-vindo ao mundo das emoções.

O QUE VOCÊ PRECISA ENTENDER AGORA:

Aprender sobre as suas emoções é parte essencial do processo para ensinar sobre emoções aos seus filhos.

Por isso, pense: O que você faz para administrar as suas emoções?

Um grupo de pessoas come chocolate, sorvete, massas, bolos, pães ou toma café.

Um outro grupo de pessoas (cada vez maior) toma remédios.

E outro grupo de pessoas usa entorpecentes.

Esses alimentos ou substâncias são “reconfortantes” e induzem o cérebro a liberar serotonina e endorfina, substâncias bioquímicas que o cérebro associa com a sensação de bem estar.

As consequências do ônus emociona l são a mudança no nosso corpo através de problemas como o ganho ou a perda de peso e as doenças, como hipertensão ou câncer.

Pare também agora e reflita: Quais recursos reconfortantes eu uso e quais as consequências que o meu corpo já sofre?

Agora que você já descobriu a importância das emoções e de saber administrá-las, você deve estar se perguntando: COMO EU POSSO APRENDER A CONTROLAR AS MINHAS EMOÇÕES E AJUDAR O MEU FILHO A CONTROLAR AS EMOÇÕES DELE?

No Laboratório de talentos você vai aprender técnicas, recursos, assistir vídeos e entrar em contato com um fórum de pessoas que, assim como você, querem evoluir.

Leia também:

A Importância Do Amor Na Formação Emocional Dos Filhos

A Educação Emocional Dos Filhos

 

emocoes