Lawrence Shapiro

Reflexão      Laboratório de Talentos • 20 Junho 2015

PhD, é um psicólogo infantil e da paternidade especialista internacionalmente. Ele já escreveu mais de cinquenta livros para os pais, crianças e profissionais de saúde mental.

A sua contribuição para os pais no controle de emoções é fantástica. Abaixo reproduziremos os mandamentos de disciplina eficaz, que ele relata no seu livro Inteligência Emocional: Uma nova vida para seu filho. 3 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998:

1 – Estabeleça regras e limites claros e atenha-se a eles. Escreva-os e afixe-os se puder.

2- Advirta ou dê sugestões quando seu filho começar a se comportar mal. Está é a melhor forma de ensiná-lo a se controlar.

3- Forme o comportamento positivo reforçando o bom comportamento com elogios ou afeto e ignorando o comportamento destinado simplesmente a chamar atenção.

4- Eduque o seu filho segundo as suas expectativas. Falando de modo geral, os pais não dedicam tempo suficiente para conversar com os filhos sobre VALORES, REGRAS e o porquê de estes valores e regras serem importantes.

5- Evite problemas antes que eles ocorram. Segundo psicólogos do comportamento, a maioria dos problemas ocorrem como resultado de um estímulo ou sugestão específicos. Se compreender e eliminar estas sugestões, evitará situações que redundarão em mau comportamento.

6- Quando uma regra ou limite estabelecido é quebrado, intencionalmente ou não, puna imediatamente. Seja coerente e faça exatamente o que disse que faria.

7- Quando se fizer necessária uma punição, certifique-se de que é compatível com a infração ou o mau comportamento.

8- Aprenda e use técnicas disciplinares: Reprimendas, causa e efeito, Intervalo (canto para pensar), Tirar privilégios, hipercorreção (fazer novamente a ação, agora de modo correto), sistema de pontos, etc.

9- Ficar atento ao tempo gasto pelo filho na TV ou Internet. Você precisa fazer o seu filho aprender sobre o mundo de forma ativa e não passiva.

O que achou desses mandamentos? Você concorda com todos?

Reflexão: Quantos você aplica com o seu filho?

Se gostou, compartilhe.